.

.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lesmas

                                               "Prá onde foram essas lesmas?
                                                 ...De corpo a corpo se esgueiram lentas
                                                 como a eternidade.
                                                 E rápidas como madrugadas". (S. Matos)

Quando gostamos de algo passamos por cima dos obstáculos.
Por exemplo: animais dão trabalho mas quase ninguém que ama comenta da parte suja, e até mesmo constrangedora e que causa um certo nojo. Bom... quem já viu um gato vomitando uma bola de pelo sabe do que estou a me referir. 
Com as plantas não é diferente existem várias pragas mas o que nos causa um certo nojo são as lesmas com suas características gosmentas, fluídicas e de fixação.

Passeios noturnos pelos vasos do sitio:


Há vários produtos no mercado. Mas tem épocas em que as lesmas aparecem em maior quantidade. Pode-se dizer então: três lesmas por metro quadrado já é considerado muito. Proliferam-se rápido. Se não cruzarem com nenhum sal,  duram em torno de 20 meses.


Essas danadas, amam suculentas!  Em uma só noite devoram quase tudo. Então faça uma catação manual. Pois isso acaba a diminuir a infestação, chegando ao ponto de não ter quase nada ou muito pouco. Em outros países a lesma faz parte do cardápio aqui no Brasil já é usada na cosmetologia. Faz parte da natureza.


Existem os controles químicos ou naturais tudo é uma questão de escolha e consciência. Sua composição é 80% de água por isso quando jogamos sal ela se desidrata.


Por aqui usamos: iscas de cerveja; ou a infusão de losna que é excelente; ou cinza ou o sal.
Testamos chuchu com um pouco de sal também deu certo.
Para quem prefere os granulados específicos para matar a lesma; já existem os que podem ficar na chuva. Coloque em um recipiente raso para não jogar diretamente no solo.


Isca de cerveja: colocar em um recipiente raso um copo de cerveja e uma colher de sal, enterrá-lo de forma que a altura da borda fique no nível da terra. Elas são atraídas com o cheiro da cerveja caem e morrem. Losna (repelente): um litro de água fervente e 30 gramas de folhas de losna. Tapar e deixar durante 10 minutos. Depois diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas e solo. Duas receitas de grande eficacia.

Embora tenhamos algum certo desconforto com essas pequeninas, outras nem tanto; fazem parte deste imenso ecossistema e para quem tem plantas, verduras e etc, em algum momento acaba sendo difícil o manejo mas temos que lidar, pois é algo normal e natural  as vezes nojento, principalmente quando se joga sal, kkk.  Mas tudo é uma questão de como vemos o que gostamos de ter ou de fazer.


setembro e o começo da primavera

Vamos trocar Experiências, Dicas ou Histórias?

Bom mês de setembro á todos e uma boa entrada da primavera.
Paz e Bem.
ACasaMadeira.