.

.

sábado, 3 de maio de 2014

Cupim

"Independentemente das dificuldades
a vida começa todos os dias". (Érico Veríssimo).

A vida de sítio não se faz apenas de tranquilidade e belezas, há as intempéries que fazem parte do dia a dia. E um desses contratempos são os cupins.
Cupins existem de vários tipos, mas hoje será a vez dos cupins subterrâneos ou de solo. São chamados desta forma pois habitam debaixo da terra formando várias galerias necessitam de humidade para viver muitas das vezes são até confundidos com formiga.



É sempre bom fazer uma inspeção no jardim. Nem sempre eles formam cupinzeiros (protuberância geralmente dura composta de areia que tem vários tamanhos).
Alimentam-se de gramas, celulose, alguns tipos de árvores, flores e tudo que encontrarem. As vezes nem percebemos que é cupim, achamos que é algo como fungo ou bactérias que estão atacando as plantas.

pé de murta atacado por cupim
murta-cerca viva
A solução para esse problema são: venenos que compramos em agropecuária que a gente mesmo passa, iscas, ou a contratação de uma dedetizadora. Há também antídotos naturais ou até mesmo catação manual em busca da rainha.  A intenção aqui é a informação. Bom...cada um escolhe o que achar melhor.


Maneiras de proteção: o veneno é usado da seguinte forma, faz-se uma barreira na volta da casa chamado de: barreira química. Cava-se alguns centímetros na volta e coloca-se o veneno.
Quando encontramos algum foco no jardim, faz-se alguns furos e colocamos o veneno mais ou menos uns 20cm. Obs: O veneno que usamos é o Termodil mas há vários outros. A maioria dos venenos mistura-se com água e lembre-se sempre de usar luvas e máscara na manipulação e aplicação.
colocamos um pouco mais na volta a isolar e cruzamos os dedos para que a rainha mãe seja aniquilada pois assim o foco acaba.
A primeira vez que vêemos  parece algo assustador principalmente para aqueles que não estão acostumados a ver um foco. Mas é algo normal e natural, aprende-se com a prática.
Para quem tem qualquer tipo de espaço pequeno ou grande ornamental ou frutíferas, as pragas existem e fazem parte da natureza, é só saber lidar com elas.

E vocês ja tiveram problemas com cupins? De que tipo?


Um bom começo de maio.
Paz e Bem.
Acasamadeira.

39 comentários:

  1. Cupins no campo podem ser =resolvidos melhor do que nas casas.Eles comem tudo, vira pó! beijos,lindo maio e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ao ingressarmos na vida de campo, junto com a beleza vem os incômodos...e não são poucos. Mas com alegria e leveza na alma, temos que lidar com isto e saber que a cada obstáculo que vencermos haverá uma beleza maior ainda a ser apreciada.
    Parabéns e obrigado por estar sempre de cabeça erguida nesta caminhada perseguindo nosso sonho!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, nem me fale em cupins. Depois de anos sem a casa ser atacada por esses bichos, percebi nos cantos das madeiras dos rodapés aquele pozinho... ai ai... vou ter que começar de novo...
    Obrigada pela sua visita!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia... mas vida de campo é assim mesmo:) Beijinho, Manuela

    ResponderExcluir
  5. Não tive experiência em casa... mas já tinha ouvido falar do
    quanto é difícil e desagradável.
    Boas dicas!
    Um bejim e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. (o link de seguidores não abriu, volto depois p seguir)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amehlia; este blog preferi não colocar lista de seguidores por não achar que a quantidade sería importante e na montagem do blog ninguem conseguiu me responder para que servia esta lista então não coloquei. O blog tem 08 meses ainda estou na fase de como melhorar. Mas adorei teu blog e sempre vou passar lá para ver algumas fotos lindas. Abraços - janicce.

      Excluir
  7. Obrigada pela visita ,Gostei muito de conhecer também o seu blog que fala do campo_ essa vida que sempre parece-me maravilhosa longe da violencia e do barulho rs
    Existe essas pequenas complicações que são as mais simples de resolver ,os cupins por exemplo.Bem mais fáci do que o dia a dia nos centros urbanos.
    Enfim a vida vale a pena ser vivida seja onde for não é?Volto depois para espreitar melhor tudo por aqui ,ok?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis grata, pelo seu comentário; antigamente não tinhamos essa preocupação com a violência mas até no sitio a de se ter certas precauções. Ou seja...não está sendo fácil em nenhum lugar, mas temos que viver,,,não tem geito; se não a gente não faz mais nada por conta de alguns problemas.
      Abraços
      janicce.

      Excluir
  8. aqui em casa tem alguns em uma porta, preciso fazer alguma coisa ;-)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Georgia; tem um spray da gimo que tem um caninho bem fininho com uma ponta mais fina ainda; abre um pequeno furo onde sai aquelas bolinhas de cupim onde não apareça e estrague a porta e borrifa lá. Eles morrem só não deixa de fazer algo pois com o tempo eles estragam tudo.
      Obrigada pela visita.
      janicce.

      Excluir
  9. O Janice! Aqui em Araruama temos muito cupim, são vorazes... Mas lá no Rio é que eles nos surpreenderam: morávamos no terceiro andar e quando começamos a arrumar as coisas para mudar, demos de cara com eles na parte de cima do armário duplex: vinham comendo de tudo, madeira, livros, tecidos, negativos de fotos... Nós jamais imaginamos que tínhamos eles como hóspede! Obrigada pela visita! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tetê, cheguei até me arrepiar, vi algo parecido na casa de uma amiga eles fizeram caminho no concreto. Segundo uma dedetizadora que eu conversei mesmo os casos que a gente acha que não tem solução dá para resolver. Hoje também há varios produtos no mercado que antes não tinha.
      Bjks p/ você também.
      Obrigada pela visita.
      janicce.

      Excluir
  10. ~ Estive a informar-me na wikipédia, um grande problema, amiga.
    ~ Procura usar insetricidas biodegradáveis, nada pior do que andar a envenenar o nosso chão.
    ~ Força e perseverança! A praga há-de ser debelada.

    ~ Tudo de melhor para o teu amoroso sítio!

    ~ ~ ~ ~ Grande abraço amigo. ~ ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, com certeza concordo com tua observação. Dependendo do tipo de veneno não dá para plantar até frutíferas.
      Mas já existem produtos para jardinagem amadora que não são tão agrecivos. Esse é um dos maiores problemas das grandes plantações. Por isso também que o alimento sem agrotóxico é caro: "Dá muito trabalho"! tem infestações que é feito a catação manualmente.
      É bom te ver aqui pelo sitio.
      Obrigada pela visita.
      Abraços
      janicce.

      Excluir
  11. ~ Quis enviar o correio para este mail. mas o gmail diz que não está correto!! Enviei para o outro blogue.

    ~ ~ Então o vosso mês de Maio, também tem rosas?
    ~ ~ O nosso está lindo e muito agradável.

    ~ ~ Um bom mês de Maio e um excelente Dia da Mãe. ~ ~

    ~ ~ ~ Beijos muito amigos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este pequeno gesto teu, me fez muito bem! obrigada pelo cartão muito bonito. Que o teu dia também tenha sido muito agradável.
      Aqui pelo sitio não plantei rosas mas gosto muito. Todas as xicaras do sítio vieram com essas rosinhas aí de cima, o flor linda não é? o que tens por aí rosas, vasos de flor, jardim?
      Os problemas técnicos o responsável é o Rafael vou comunicá-lo. Aí te informo para fazer-mos um teste.
      Abraços

      Excluir
  12. não sabia, fiquei mais elucidada.
    bom domingo.
    beijos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Piedade obrigada pela visita;
      Boa semana pra você também.
      Abraços
      janicce.

      Excluir
  13. A vida traz mesmo várias intempéries... faz parte.
    E nós aprendemos com elas.
    A vida é mesmo muito boa!
    adorei o blog, obrigada pela visita ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gerusa; obrigada pelas palavras.
      O blog passara então a ter duas postagens por mês uma no começo e outra lá pelo dia 15. Nos veemos em junho.
      abraços
      janicce

      Excluir
  14. Amei sua visita !! vc tem coisas muito importante por aqui que nos ajuda no nosso dia a dia adorei teu blog bjus volte sempre .

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada pela visita. Este cantinho é muito simpático.

    ResponderExcluir
  16. Agora fiquei na dúvida, se era cupim ou formiga , pois deu bem no pé de uma pequena árvore que quase matou ela, joguei água quente .
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone obrigada pela visita. As vezes os cupins passam pelos nossos jardins morre algumas plantinhas e nem nos damos conta, pois migram para outros terrenos. De vez em quando é sempre bom levantar algumas pedras para ver o que tem. Agora nesses meses frios entram em dormencia como as plantas para sairem na primavera.
      abraços.
      janicce.

      Excluir
  17. Por aqui tem de todos os tipos, rsrs, é peste! Mas se um cuida da sua casa, do seu jardim, e o vizinho nem liga, fica difícil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima realmente isso é um dos grandes problemas a enfrentar: vizinhos sem consciência das coisas.
      Obrigada pela visita.
      No mês de junho começaremos a fazer duas postagens
      uma no começo e outra lá pelo dia 15.
      Venha me visitar ok?
      abraços
      janicce.

      Excluir
  18. Dei uma volta por aqui, e adorei e acredito que podemos tornar realidade nossos sonhos de uma maneiro ou de outra, inclusive é o do meu marido comprar um lugarzinho no campo. Gostei da dica de casas de madeira (tipos) eu não sabia. Sempre que puder vou passar na sua casinha pra tomar um cafezinho. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mercedes existem inúmeros modelos de casas de madeira pré-fabricadas. e preços também. O sonho de ter um lugarzinho era só meu mas depois que consegui contagiou meu marido tbm.
      No mês de junho farei duas postagens uma no começo e outra pelo dia 15; espero sua visita.
      abraços
      janicce.

      Excluir
  19. Acho que as pragas e insetos, com todo trabalho que dão, servem para valorizarmos ainda mais aquilo que construímos, ressaltando o quanto precisa ser feito para que a beleza permaneça.
    Adorei a citação "Independente da dificuldade, a vida começa todos os dias". Vale para tudo em nossas vidas, podemos olhar para trás, mas devemos sempre permanecer semeando o futuro. Lembrem-se de que até mesmo uma flor que murchou volta a viver com toda sua beleza.
    Pierre Delvaein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pierre; belo comentário. obrigada por passar por aqui..
      No mês de junho saíra duas postagens uma no começo e outra lá pelo dia 15 espero sua visita ok?
      abraços
      janicce

      Excluir
  20. A casa da minha mãe ta infestada, graças as arvores da rua que já deveriam ter sido retiradas e nada....vamos processar a prefeitura.
    Gostei do post e dicas

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela visita e pelas palavras que acarinhei.
    Gosto muito do seu blog.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. obrigado flor pela sua visita, assim teve modo de conhecer seu cantinho.
    não sabia da existência de cupim de chão.
    seu sitio è belissimo.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Janice! Então vc tem uma irmã Jussara? Adorei saber!
    Pois é, vim conhece-la e achei mto interessante tudo o que vi por aqui. Como não encontrei um espaço para seguidores, vou adicioná-la aos favoritos para acompanhar suas postagens, sim?
    A natureza sempre nos surpreende, não é mesmo? Há coisa de um mês, mais ou menos, achei 8 lagartas na palmeira que tenho em meu jardim... Tá certo, sei das borboletas e tal... mas comerem justamente a minha palmeira? rs
    Abraço,
    Jussara - minasdemim

    ResponderExcluir
  24. Aqui no mato tinhamos vários focos de cupim, com aqueles morrinhos de terra dura , marido cavava e colocava querosene...sumiu todos...mas sempre estamos de olho! bjss

    ResponderExcluir
  25. Oi Janice.
    Lendo este post, resolvi dar umas dicas em meu blogue sobre esses bichinhos que infernizam nossas vidas. E obviamente fiz uma alusão ao teu blogue. Dê uma passada nele e veja.
    Um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  26. Independentemente das tempestades,a vida começa todos os dias,bem verdadeira esta frase,identifico-me bastante com ela,tudo de bom para ti!!

    ResponderExcluir
  27. Bom tema. Cupim, por aqui, basicamente é do tipo que ataca o interior da casa (móveis, cumieira, vidas etc), e o combate é sempre parcial pois az origem fica em casas e quintais de vizinhos. Agora que aparecei um cupim de chão, que está atacando a árvore de frente de casa.
    Abraços.

    ResponderExcluir